História da Atividade Física na Medicina: Espanha
No período humanista na Espanha, a ginástica e os jogos corporais se destinavam a preservação da saúde, a contribuir para uma educação equilibrada e a garantir a eficiência militar.
Posteriormente,
a educação física atingiu um prestígio académico similar aos seus
correspondentes intelectual, moral e artístico.
Se
reabilitou a ginastica clássica e as lutas, os jogos com bola, os lançamentos
de peso, as caminhadas, os saltos, as trações, os levantamentos de pesos. A
natação e o baile passaram a fazer parte da recreação dos camponeses e
artesãos. Na educação elitista ainda se exigia o domínio de habilidades como
equitação e esgrima.
Eméritos
educadores sustentaram, na época, que a educação física, exercitando as forças
corporais, contribuíam para a obtenção e preservação da saúde. Muita atenção
foi dada ao fortalecimento físico dos integrantes das classe populares, com a
promoção de atividades que exercitassem as forças do corpo sem muita exigência como
caminhar, correr, saltar e dançar.
Neste
período, entre os mais importantes promotores da atividade física, se
destacaram:
Benito
Jerónimo Feijoo (1676-1764), Martín Sarmiento (1695-1772), Baldiri Reixac
(1703-1781), Pedro Rodríguez Campomanes (1723-1802), Manuel Rosell Viciano
(1735-1796), Lorenzo Hervás y Panduro (1735-1809), Melchor Gaspar de Jovellanos
(1744-1811) e Francisco Cabarrús (1752-1810).
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